Personalidade paranoide, esquizoide ou esquizotípica: saiba mais MundoPsicologos com

O traço de caráter Esquizoide é formado no útero materno, quando o processo de mielinização ainda só existe na cabeça ( ele começa de cima para baixo), motivo pelo qual o corpo leva toda a energia para essa zona. Indivíduos que apresentam o transtorno esquizoide são peculiares, mais reclusos e tendem a ficar reorganizando suas atividades e tarefas, de modo que não tenham contato social. Por se adaptarem à vida solitária, pouquíssimas se envolvem em relacionamentos ou se casam. São pessoas extremamente solitárias, que não costumam ter amigos ou parceiros. Suas relações normalmente estão restritas a parentes de primeiro a grau. Quem tem personalidade esquizoide sente-se indiferente a críticas ou elogios, e acabam sendo vistos pelos que fazem parte de seu entorno como alguém apático. Aliás, chamam a atenção pela frieza emocional e ausência de empatia.

Os Cinco Traços de Caráter O Corpo Explica a Mente


Questione o que não entender, pois ele terá facilidade em te explicar, mas não o critique nem exija demais, do contrário ele poderá ser ácido e insensível. Sempre que o estado emocional da mãe se altera, o estado fisiológico também se altera, fazendo com que o corpo mande menos sangue para o útero, deixando-o frio, duro e desconfortável para o bebê. Essa relação do útero com as “percepções inconscientes” do bebê se dá por conta do estado fisiológico da mãe, que se altera quando ela passa por algum desconforto intenso ou um trauma na gestação. É importante ressaltar, que o conceito de caráter esquizóide proposto por Reich faz parte de uma teoria psicanalítica e não deve ser confundido com o diagnóstico de esquizofrenia, que é uma condição psiquiátrica distinta. – Crença de que tem “poderes especiais”, como a capacidade de ler a mente dos outros (telepatia), prever situações futuras (premonição), alterar a realidade física etc.

Quais são as principais características desse transtorno?

O que vemos na prática é que em fases diferentes da vida, as pessoas parecem manifestar mais um ou outro traço, justamente por estarem mais na dor ou no recurso de algum dos traços de caráter . Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado. Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter. Ao interagir com o mundo, a criança também pode começar a ser manipulada como uma marionete. Se ela está correndo algum tipo de perigo, por exemplo, os pais vão tirar ela daquele espaço. A concentração de energia no tórax e a resposta à manipulação dão surgimento ao traço de caráter psicopata.

Frieza ou apatia emocional


Abordagens cognitivo-comportamentais que foquem a aquisição de habilidades sociais também podem ajudar os pacientes a mudar. Como os pacientes com transtorno de personalidade esquizoide não têm interesse em outras pessoas, eles podem não estar motivados a mudar. Esses pacientes não parecem incomodados com o que os outros pensam deles— seja bom ou ruim. Como eles não percebem indícios normais da interação social, eles podem parecer socialmente ineptos, indiferentes ou autoabsorvidos. Eles raramente reagem (p. ex., sorrindo ou gesticulando) ou demonstram emoção em situações sociais.

Por que o traço esquizoide se forma?

Um exemplo disso é quando o bebé se mexe – as paredes do útero ficam mais rígidas e o seu ambiente menos acolhedor; ou quando a mãe tem uma gravidez muito stressante ou agitada. Este traço de caráter está relacionado com a ferida da rejeição e advém da percepção do bebé de que foi rejeitado pelo ambiente uterino. Imagine uma pessoa magra, com corpo bem esticado, com as articulações bem presentes e com a cabeça grande. Essa mãe vai ficar super preocupada com o futuro, se vai ter condições de criar o bebê, se vai conseguir trabalhar enquanto ele ainda estiver muito novinho… enfim, várias preocupações passarão na cabeça dessa mãe. O que mais traz problemas para elas é o medo de abandonar ou serem abandonadas. Pessoas com esse formato predominantes são muito sensíveis, comunicativas, acolhedoras, gostam de tocar e estar com pessoas. Já pessoas que gostavam de ser o centro das atenções, ou eram mais gordinhas, ou tinham formato de triângulo invertido, ou corpo de violão, ou os três ao mesmo tempo. Estou falando de algo mais profundo, que está gravado nos músculos, no formato do rosto e até naquela gordurinha que muita gente passa a vida toda tentando eliminar. Como reflexo da mente, o seu corpo físico é magro e estreito, para passar despercebido, com os ombros inclinados para a frente e os braços ao longo do corpo.

Os 5 traços de caráter Seu Corpo Explica você Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista, Rígido


Nos relacionamentos, eles geralmente vão afastar os outros fisicamente, embora se sintam confortáveis para discutir assuntos de seu interesse. Sentindo-se rejeitado, ele tende a se encolher, lidando internamente com o medo e entregando ao mundo pouco mais do que um olhar perdido. Caso seja forçado a ser o centro das atenções ou manter contatos indesejados, mesmo que um simples abraço, pode até mesmo desenvolver alergias e urticárias. O corpo dele costuma ser mais afinado, com membros alongados e ossos aparentes em várias articulações. A cabeça é alongada, e ele costuma ter um “olhar de peixe morto“, muitas vezes por trás de óculos, e os lábios finos. Este plano terapêutico deve ser claramente definido no início do tratamento para que assim, resultados positivos sejam notados e ajudem a melhorar a vida do paciente. No entanto, muitos são capazes de manter empregos, estudos e viver vidas razoavelmente normais, na medida do possível. Raramente, quando esses pacientes se sentem à vontade e se revelam, admitem que sofrem, especialmente nas interações sociais. Esse tipo de transtorno é raro, no entanto pode ser observado com maior frequência em homens. Minha missão é invadir seu subconsciente, reprogramar seus padrões limitantes e extrair o seu máximo potencial. Sem contar naquele olhão que o esquizoide tem, que fica para fora, justamente para poder mostrar que a energia tá muito mais nessa região do que no corpo. O sentimento base do esquizoide, é o medo, o medo de existir, o medo de realizar as coisas, o medo de colocar para fora suas ideias. Elas são as vezes até tidas como frias, porque, é como se elas não tivessem sentimentos.